PORTAL CLIENTES GENOMAX
Login:Senha:
Bem vindo, hoje é
HOME INSTITUCIONAL DNA ANIMAL DNA VEGETAL DÚVIDAS PUBLICAÇÕES CONTATO
Tecnologia

Sexagem de aves

A determinação de sexo em aves e avestruzes é controlada por um par de cromossomos sexuais denominados Z e W. Diferentemente de mamíferos, entretanto, o sexo heterogamético é o sexo feminino (ZW) enquanto que o macho é homogamético (ZZ).

A sexagem pela análise de DNA tem se tornado o método mais prático para a determinação de sexo principalmente para aves monomórficas, ou seja, aquelas nas quais não existem diferenças morfológicas facilmente identificáveis entre macho e fêmea.

A GENOMAX oferece serviços de sexagem de aves e de avestruzes pela análise de marcadores de DNA específicos dos cromossomos sexuais o que permite verificar ou confirmar com absoluta precisão o sexo destes animais.

A metodologia utilizada para a sexagem de aves é baseada na análise de polimorfismos no gene CHD (chromobox-helicase-DNA-binding gene). Esta é a metodologia utilizada internacionalmente e é aplicada com sucesso para inúmeras espécies de aves.

A análise do gene CHD entretanto, não funciona para a sexagem de avestruzes. Os cromossomos sexuais Z e W divergiram muito pouco nesta espécie (Struthio camelus) de maneira que no gene CHD eles são iguais e não podem ser discriminados.

A metodologia utilizada para a sexagem de avestruzes é, portanto, um pouco diferente e se baseia na análise de dois marcadores específicos do cromossomo masculino W e ausentes no cromossomo Z. O teste é desenvolvido com um conjunto de controles internos, permitindo ao final, determinar com absoluta certeza o sexo de avestruzes.

Para a sexagem de aves pode ser utilizado sangue ou penas em crescimento. No caso de sangue devem ser coletadas pequenas gotas de sangue, geralmente a partir de uma incisão na ponta da unha do pé do pássaro diretamente no cartão de coleta GENOMAX.

Alternativamente podem ser coletadas de 4 a 10 penas com bulbo (canhão) em pleno crescimento coletadas preferencialmente do peito do pássaro. Dentro do bulbo que fica inserido na pele do animal existem células das quais é extraído DNA.

É importante ressaltar que devem ser coletadas preferencialmente penas em crescimento. O número de penas necessárias para uma sexagem bem sucedida varia com o tamanho das penas. Aves pequenas têm penas pequenas e nestes casos é necessário um número maior de penas (cerca de 10).

Além disso as penas devem ser frescas, ou seja, recém coletadas. Penas velhas não permitem a obtenção de DNA de qualidade para a análise.

Coleta de amostras Vantagens
Kits de Coleta Aplicações
Bovinos Usuários
Equinos Kit de Coleta
Caninos Formulários
Caprinos e Ovinos Instruções
Sexagem de Aves Preços e Prazos
Resultados Resultados
Autenticação Autenticação
Equinos Bovinos
Caninos Caprinos
Ovinos

  Busca Mapa do Site Termos e Condições Dicas do Site Links Úteis

Copyright 1999-2011 Genomax - Todos os Direitos reservados.