PORTAL CLIENTES GENOMAX
Login:Senha:
Bem vindo, hoje é
HOME INSTITUCIONAL DNA ANIMAL DNA VEGETAL DÚVIDAS PUBLICAÇÕES CONTATO

FAQ - Respostas para perguntas freqüentes


O DNA é melhor do que a tipagem sanguínea?  Topo

SIM. A análise de DNA de animais para fins de identificação individual, parentesco e registro genealógico é a tecnologia de vanguarda, plenamente estabelecida no mundo como padrão de qualidade. A tipagem sanguínea, embora ainda utilizada, está rapidamente se tornando obsoleta principalmente pela limitação na sua resolução. Prova disso é que para a maioria dos reprodutores e matrizes elite no exterior somente é disponível hoje a tipagem de DNA para fins de testes de parentesco. Em outras palavras, a mudança para esta tecnologia é certamente irreversível.

O DNA é mais caro que a tipagem sanguínea?  Topo

Na verdade este é um mito que está rapidamente sendo desfeito. Comparar a tipagem de DNA com a tipagem sanguínea é como comparar uma bicicleta com um carro esporte. São produtos diferentes embora tenham muitas vezes uma mesma finalidade. O preço da tipagem de DNA da GENOMAX de animais e plantas não é muito diferente do preço da tipagem sanguínea e é altamente competitivo nacional e internacionalmente. A tipagem de DNA fornece um outro padrão de garantia de precisão e confiabilidade dos registros genealógicos quando comparado à tipagem sanguínea. A tipagem de DNA da GENOMAX vem ainda acompanhada da garantia de qualidade de uma empresa credenciada com mais de 10 anos no mercado e profissionais com 20 anos de experiência de pesquisa e desenvolvimento em análise de DNA.

Para que serve a tipagem de DNA de animais?  Topo

A tipagem de DNA com marcadores microssatélites tem múltiplas aplicações:

a) Verificação de paternidade e maternidade para registro genealógico de animais 
b) Registro de produtos importados cujos pais somente possuem tipagem de DNA
c) Controle de qualidade de programas de inseminação artificial e transferência de embrião
d) Determinação de paternidade em sistemas de cruzamento com múltiplos reprodutores 
e) Estimativa de distância genética entre animais para planejamento de cruzamentos
f) Suporte ao melhoramento para estimativas de valor de melhoramento de animais elite
g) Certificação e controle de qualidade de sêmen

É possível discriminar animais aparentados com o DNA ?  Topo

SIM. A tipagem pelo DNA permite identificar e discriminar animais com máxima precisão mesmo em situações de parentesco próximo tais como irmãos completos, pai-filho. Isso ocorre pois os marcadores de DNA são muito mais variáveis do que os marcadores sanguíneos de forma que a probabilidade de dois animais, mesmo aparentados, possuírem o mesmo perfil de DNA é remota. Além disso a tipagem de DNA permite sempre aumentar o nível de resolução analisando marcadores adicionais.


A GENOMAX é credenciada pelo Ministério da Agricultura?  Topo

SIM. A Genomax é o primeiro laboratório do Brasil credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a realização de testes de identificação genética animal pela análise de DNA de bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos, de acordo com a Instrução Normativa nº 74 de 20 de outubro de 2004. A portaria de credenciamento foi publicada no Diário Oficial da União (Portaria nº 28, de 23 de março de 2005) na Edição Número 64 de 5 de março de 2005 pela Secretaria de Defesa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

A GENOMAX é membro da ISAG?  Topo

SIM. A Genomax é membro institucional da ISAG desde 4 de abril de 2002, e participa periodicamente e com sucesso dos exercícios de tipagem de DNA para as seguintes espécies animais: bovinos, eqüinos, caninos, caprinos, ovinos e felinos.

A GENOMAX tem controle de qualidade?  Topo

SIM. Para a manutenção do seu status de credenciamento junto ao MAPA, a GENOMAX participa regularmente dos testes de comparação de tipagem de marcadores moleculares organizados bi-anualmente pela ISAG (International Society of Animal Genetics). Estes exercícios permitem à GENOMAX a validação internacional dos procedimentos de tipagem de DNA animal dentro dos rigorosos padrões da ISAG.

Onde fica a GENOMAX?  Topo

A GENOMAX está localizada na capital federal, Brasília. O laboratório está localizado no Setor de Habitações Individuais Norte SHIN , Centro de Atividades 02 lote 19 , Lago Norte, Brasília.

Quais são as instruções para coleta de amostras?  Topo

Instruções detalhadas de coleta de amostras de sangue, pêlos ou penas podem ser obtidas no link INSTRUÇÕES no menu de DNA animal. Da mesma forma instruções de coleta de amostras de plantas podem ser obtidas no link COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS para DNA vegetal.

Eu tenho mesmo que preencher os formulários de coleta?  Topo

SIM. Este é um passo muito importante de todo o processo de realização dos exames de DNA animal e vegetal. No caso de exames de DNA animal o preenchimento solicitado está de acordo com as normas especificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para que a GENOMAX possa realizar o seu trabalho de forma segura e completa é absolutamente necessário que os dados cadastrais dos animais, do proprietário e do responsável pela coleta de amostras sejam devidamente fornecidos. Segundo instruções do MAPA, a GENOMAX se reserva o direito de não dar prosseguimento aos exames quando as informações cadastrais obrigatórias não forem fornecidas pelo cliente.

Posso preencher os formulários no computador?  Topo

SIM. A GENOMAX recomenda fortemente que o cliente preencha os dados cadastrais dos animais e da propriedade utilizando os formulários eletrônicos em formato WORD. Estes formulários podem ser baixados no link FORMULÁRIOS, salvos no HD do seu computador, preenchidos eletronicamente, impressos e devidamente assinados. O preenchimento no computador facilita bastante o trabalho do cliente e evita erros de transcrição de nomes e números de registros o que pode atrasar o andamento do processo de registro genealógico de animais. 

De quem é a responsabilidade legal pela coleta de amostras?  Topo

A responsabilidade legal pela coleta frente à GENOMAX bem com frente à Associação de Criadores e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento é da pessoa que assinar o Termo de Compromisso no formulário de coleta de amostras. Este termo de responsabilidade pela coleta define claramente a questão da responsabilidade legal pela correta identificação das amostras e dos dados cadastrais fornecidos o que permite, portanto, a documentação da cadeia de custódia no laudo de tipagem de DNA emitido pelo laboratório.

Preciso contratar um veterinário para coletar as amostras?  Topo

NÃO. Na Instrução Normativa Nº 74 do MAPA (ver páginas 1 - 2) no Anexo IV, é descrito o Termo de Responsabilidade pela coleta das amostras. Não é necessário que seja um veterinário. As amostras biológicas para análise podem ser coletadas pelo próprio criador ou seus funcionários qualificados e devidamente identificados. 

Quais tipos de amostras posso coletar e enviar?  Topo

Para a realização de exames de bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos podem ser enviadas amostras de sangue, pêlos de crina ou cauda. É importante dizer, entretanto, que a Instrução Normativa nº 74 do MAPA no item 4.1.2 estipula que “As amostras biológicas devidamente identificadas pelo responsável pela coleta deverão ser mantidas em suporte de celulose para armazenamento de DNA por um tempo mínimo de cinco anos”. Deve ser esclarecido que a manutenção de pêlos ou esfregaço epitelial neste tipo de suporte não garante a viabilidade da amostra para exames genéticos no período estipulado pela Instrução Normativa. A GENOMAX recomenda, portanto, a utilização de amostra de sangue para atender da melhor forma possível a todos os quesitos da Instrução Normativa Nº 74. 

Preciso usar tubos para coletar sangue?  Topo

NÃO. Para facilitar o procedimento de coleta de sangue, a GENOMAX desenvolveu um kit de coleta exclusivo baseado no “Cartão de coleta de sangue GENOMAX”


O cartão de coleta de sangue GENOMAX funciona mesmo?  Topo

SIM. Pode confiar. O cartão de coleta de sangue foi exaustivamente testado pela equipe de desenvolvimento da GENOMAX. Na verdade este método de coleta de sangue vem sendo cada vez mais utilizado por diversos laboratórios de análise de DNA no mundo para a coleta de sangue e outras amostras biológicas em seres humanos e animais.

É necessário mandar as amostras de sangue refrigeradas?  Topo

NÃO. Esta é uma grande vantagem da análise de DNA em relação à tipagem sanguínea. As amostras de sangue podem ser enviadas a temperatura ambiente. E mais do que isso, você pode usar o cartão de coleta de sangue GENOMAX e mandar as amostras absorvidas em um papel especial, pelo correio em uma carta normal a um custo muito reduzido.

Eu preciso mandar os cartões de coleta imediatamente depois da coleta?  Topo

NÃO. Você pode ir fazendo as coletas de amostras ao longo da semana ou mesmo mais de uma semana mantendo os cartões já coletados devidamente estocados a temperatura ambiente em lugar seco ou na geladeira. Quando você tiver coletado todas as amostras, você as envia pelo correio de uma vez só. Entretanto é importante entender que para a GENOMAX o prazo para a finalização dos exames conta a partir da data de chegada e não da data de coleta das amostras.

Posso mandar os cartões de coleta de sangue pelo correio mesmo?  Topo

SIM. Os cartões de coleta são fornecidos juntamente com um robusto envelope pré-endereçado para retorno que deve ser usado para o envio pelo correio simples muito mais barato, dispensando o alto custo de remessa de amostras em tubos sob refrigeração (isopor com gelo) via sedex. Recomenda-se, entretanto, o envio como carta registrada com Aviso de Recebimento de forma a permitir o rastreamento em caso de extravio.

O cartão de coleta de sangue GENOMAX tem validade?  Topo

NÃO. O cartão de coleta tem validade indeterminada. O criador pode solicitar quantos cartões precisar diretamente na página da GENOMAX, estocá-los e usá-los a qualquer momento.

Como que eu faço para solicitar um kit de coleta?  Topo

Para solicitar um kit de coleta cadastre-se no site da GENOMAX entrando no link KIT DE COLETA. Você receberá um kit de coleta dentro de alguns poucos dias pelo correio.

É possível fazer um teste de paternidade ou maternidade sem a presença da mãe ou do pai?  Topo

SIM. A análise de DNA permite chegar a resultados conclusivos mesmo na ausência de um dos genitores. Entretanto é importante ressaltar que para fins de registro genealógico é necessária a verificação de parentesco de ambos os genitores.

Eu usei sêmen e não tenho amostras de sangue do reprodutor. Como que eu faço?  Topo

O cliente se responsabiliza pelo envio das amostras biológicas não apenas do produto a ser testado mas também dos supostos pais nos casos em que o nosso laboratório não dispõe ainda do perfil genético do animal no seu banco de dados. Em parceria com as melhores centrais de inseminação do país, a GENOMAX está rapidamente montando um amplo banco de amostras de DNA e de perfis genéticos dos principais reprodutores para atender ao mercado. Entre em contato para saber se a GENOMAX já dispõe do perfil de DNA do animal cujo sêmen você usou.

A GENOMAX ainda não tem o perfil do reprodutor que usei. Posso mandar uma amostra de sêmen dele para análise?  Topo

SIM. Nos casos nos quais a GENOMAX ainda não dispõe do perfil genético do animal, o cliente poderá enviar uma amostra de sêmen. Bastam cerca de 50 microlitros (menos do que uma dose). É importante lembrar, entretanto, que nestes casos, de acordo com instruções do MAPA é necessário que o cliente comprove a origem do sêmen mediante cópia da nota fiscal de compra. Além disso, no Laudo de comparação será claramente especificado o fato da amostra biológica de sêmen ter sido fornecida pelo próprio cliente o qual se responsabiliza inteiramente pela idoneidade da amostra.

Comprei um animal ou um embrião no exterior. Como que eu faço para registrar o meu produto agora sendo que os pais são estrangeiros?  Topo

A tipagem de DNA permite a comparação dos perfis genéticos do produto com os perfis genéticos dos seus pais gerados em laboratórios no exterior desde que estes sejam devidamente qualificados e que utilizem as normas da International Society of Animal Genetics. È responsabilidade do cliente fornecer á GENOMAX os laudos de tipagem dos pais provenientes de laboratórios estrangeiros. É importante ressaltar, entretanto, que a GENOMAX não pode se responsabilizar pela qualidade e exatidão dos resultados de tipagem de DNA de outros laboratórios seja no Brasil como no exterior.

Como que eu vou receber os resultados dos exames de DNA?  Topo

A GENOMAX desenvolveu um sistema exclusivo de disponibilização e autenticação online de resultados de exames de DNA que permite ao usuário o acesso à informação sobre os seus animais de qualquer local do país ou do mundo. Este sistema foi devidamente auditado e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O acesso online permite ao cliente o acompanhamento via internet do andamento do processamento das amostras e o download dos laudos. 

O que é um Laudo de tipagem de DNA animal?  Topo

Laudo de tipagem é o resultado da análise individual do DNA do animal nos marcadores genéticos recomendados. Este é o resultado para o ARQUIVO PERMANENTE do perfil genético do animal no banco de dados da GENOMAX para futuras comparações de verificação de paternidade e maternidade. Visualize aqui um Modelo de Laudo de tipagem de DNA animal.

O que é um Laudo de comparação de DNA animal?  Topo

Laudo de comparação é o resultado da análise de paternidade e/ou maternidade do animal. Este é o resultado da análise de compartilhamento de genes entre o produto e seus pais com o objetivo de verificar se de fato o pai indicado ou comunicado quando da cobertura é de fato o pai biológico do produto. O mesmo é feito com a mãe. Visualize aqui um Modelo de Laudo de Comparação paternidade/maternidade de DNA animal.
Quais são os resultados que eu vou receber?  Topo

Para todo animal enviado para análise a GENOMAX emite um Laudo de tipagem individual, ou seja, um laudo descrevendo o perfil genético do animal nos marcadores analisados. Este seria o laudo necessário para o ARQUIVO PERMANENTE no banco de dados genéticos da GENOMAX. Além deste laudo, nos casos em que foi solicitado o teste de paternidade e/ou maternidade do animal, será fornecido ainda um Laudo de Comparação

Posso usar os laudos da GENOMAX no exterior?  Topo

SIM. Os laudos de tipagem de DNA emitidos pela GENOMAX podem ser imediatamente interpretados por qualquer laboratório de excelência do mundo. Da mesma forma, os laudos emitidos por outros laboratórios no mundo podem ser imediatamente utilizados para comparações de maternidade ou paternidade de animais tipados na GENOMAX. Isso ocorre porque a GENOMAX utiliza uma “linguagem comum” e internacional de DNA, ou seja, um conjunto de marcadores de DNA amplamente utilizados e recomendados internacionalmente.

Não estou conseguindo visualizar os laudos de DNA dos meus animais?  Topo

Para visualizar os Laudos de análise de DNA animal é necessário ter instalado no computador o programa Acrobat Reader, versão 6.0 ou maior. Este programa pode ser obtido gratuitamente aqui

Como que eu mando as amostras de plantas?  Topo

Para a realização de análises de DNA de plantas tipicamente devem ser coletadas e enviadas amostras de folhas expandidas. Entretanto podem ser utilizadas ainda sementes, caule ou casca viva (no caso de espécies florestais). As amostras biológicas para análise deverão ser coletadas e enviadas para o endereço da GENOMAX juntamente com o Formulário de identificação de amostras vegetais que podem ser obtidos neste link. Instruções detalhadas podem ser obtidas no link COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS no menu DNA vegetal.

DNA ANIMAL
Acesso Rápido
Vantagens
Aplicações
Usuários
Kit de Coleta
Formulários
Instruções
Preços e Prazos
Resultados
Autenticação
Equinos Bovinos
Caninos Caprinos
Ovinos

  Busca Mapa do Site Termos e Condições Dicas do Site Links Úteis

Copyright 1999-2011 Genomax - Todos os Direitos reservados.